O que é olho seco?

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

Uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima pode provocar o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Essa condição é conhecida como a síndrome do olho seco, que acomete especialmente nos dias de hoje, pessoas que passam horas na frente do computador e com isso piscam menos e pessoas que usam muito ar condicionado

Sintomas

Os principais sintomas são sensação de areia,fadiga após horas de leitura ,vermelhidão, coceira, ardência nos olhos.

Nos quadros mais graves, fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco são também sinais da síndrome.

As causas comuns de olhos secos incluem:

• Envelhecimento;
  • Ambiente ou local de trabalho seco (vento, ar condicionado);
  • Exposição ao sol;
  • Tabagismo ou exposição como fumante passivo;
  • Medicamentos para alergia e resfriado;
  • Uma lesão ocular ou qualquer outro problema com os olhos ou as pálpebras (como pálpebra caída ou olhos saltados);
  • Síndrome de Sjogren — inclui secura dos olhos, boca e mucosa e se apresenta frequentemente com artrite reumatoide ou com outro transtorno das articulações;
  • Cirurgia ocular anterior e excesso de uso de computador.

Diagnóstico

O diagnóstico só deve ser feito por oftalmologista ,não use colírio por conta própria. O diagnostico e feito pela analise da superfície ocular e teste de Shirmer para avaliar o nível de produção de lágrimas.

Tratamento

O tratamento da síndrome do olho seco é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.