Exames de vista

Tomografia

Objetivo clínico: No moderno exame de tomografia ocular não se usa radiação e sim a tecnologia do laser. É um exame rápido e indolor, obtém-se várias fotos com perfis de superfícies importantes do olho como: nervo óptico, mácula, retina, etc.

É o mais moderno “soft” para análises das fibras do nervo óptico, servindo então para diagnóstico (precoce) e acompanhamento do glaucoma, visualizando-se em perfil e quantificando-se a escavação glaucomatosa do nervo óptico.

Decisivo no diagnóstico e acompanhamento das doenças de mácula (buraco de mácula, degeneração macular, c. serosa central, retinopatia diabética, membrana neovascular, etc) e em várias outras doenças de retina.

Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
AGENDAR CONSULTA

Faça  todos seus

EXAMES

na própria Clínica de Olhos

Para sua comodidade, dispomos aos nossos pacientes os mais modernos aparelhos de diagnósticos na própria Clínica.

Exames de vista
Exames de vista

Estereofoto

Registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila.

Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “checkup” de pacientes portadores de glaucoma.

O registro é feito digitalmente e em filme fotográfico para slides com grande aumento para evidenciar os detalhes do disco óptico e de sua possíveis alterações. O registro digital permite a medição das alterações, e o registro em filme fotográfico consiste de duas fotografias contíguas da região do disco óptico. Que, depois de reveladas e observadas por meio de um slide-viewer, evidência o aspecto tridimensional da papila.

Geralmente, este exame é solicitado para acompanhar a estabilização, repressão ou evolução das alterações do disco óptico.

Pode ser solicitado em casos de hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (anomalias como drusas de papila), tumores da cabeça do nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica e tumores metastáticos para o nervo óptico).

A atrofia de papila (secundária a traumatismo, infecção, inflamação, como seqüela de hipertensão intracraniana ou fazendo parte de quadros congênitos de infecção intrauterina) pode ter indicação do exame de estereofoto de papila.

Malformações de disco óptico como coloboma de disco óptico poderão ser evidenciados e suas complicações monitoradas.

Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista

Angiografia digital

Exames de vista

Hemorragias, pigmentos e fluídos serosanguinolentos podem bloquear a visualização da fluoresceína, método de angiografia de grande uso. A videoagiografia digital com indocianina verde, que é uma técnica de exame que consiste em se injetar um contraste (indocianina verde) numa veia do antebraço ou mão para ver e fotografar seu trajeto no fundo do olho principalmente dos vasos mais profundos (coróide) . É utilizado no estudo de algumas alterações vasculares, inflamações, nos tumores e nas maculopatias exudativas (principalmente na degeneração macular relacionada a idade na forma oculta).É útil na avaliação após laserterapia das membranas neovasculares subretinianas. É necessário para a realização deste exame um sistema digital computadorizado de imagens para produzir imagens de alta resolução.

Exames de vista

Angiofluoresceínografia Exame membrana neovascular sub-retiniana.

Exames de vista

Vi deoangiografia digital com ICV Exame

Exames de vista

Retinografia
Sequencia de fotos:
Foto colorida e Monocromática.

Biometria ou ecobiometrica ultrassônica

Exames de vista

A Biometria utiliza ultra-sonografia modo A-Scan para obter a medida do comprimento axial do globo ocular, das estruturas oculares e é indispensável para o cálculo da lente intra-ocular (LIO) que substitui o cristalino opaco retirado na cirurgia de catarata. Também serve para o diagnóstico e acompanhamento de patologias que aumentam o tamanho do globo ocular, como o glaucoma congênito.

Campimetria Computadorizada

O campo visual é o espaço que o olho teoricamente imóvel consegue perceber. A medida do campo visual pode ser monocular ou binocular. Existe um campo visual dinâmico que é aquele espaço que o olho em movimento pode perceber. Entretanto, para o exame do campo visual é fundamental a imobilidade ocular. O exame pode ser realizado nos instrumentos computadorizados ou manuais.

Exames de vista
Exames de vista
Exames de vista