Estereofoto Digital

Registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila.

Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “checkup” de pacientes portadores de glaucoma.

O registro é feito digitalmente e em filme fotográfico para slides com grande aumento para evidenciar os detalhes do disco óptico e de sua possíveis alterações. O registro digital permite a medição das alterações, e o registro em filme fotográfico consiste de duas fotografias contíguas da região do disco óptico. Que, depois de reveladas e observadas por meio de um slide-viewer, evidência o aspecto tridimensional da papila.

Geralmente, este exame é solicitado para acompanhar a estabilização, repressão ou evolução das alterações do disco óptico.

Pode ser solicitado em casos de hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (anomalias como drusas de papila), tumores da cabeça do nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica e tumores metastáticos para o nervo óptico).

A atrofia de papila (secundária a traumatismo, infecção, inflamação, como seqüela de hipertensão intracraniana ou fazendo parte de quadros congênitos de infecção intrauterina) pode ter indicação do exame de estereofoto de papila.

Malformações de disco óptico como coloboma de disco óptico poderão ser evidenciados e suas complicações monitoradas.

Tomografia Ocular

Objetivo clínico: No moderno exame de tomografia ocular não se usa radiação e sim a tecnologia do laser. É um exame rápido e indolor, obtém-se várias fotos com perfis de superfícies importantes do olho como: nervo óptico, mácula, retina, etc.

É o mais moderno “soft” para análises das fibras do nervo óptico, servindo então para diagnóstico (precoce) e acompanhamento do glaucoma, visualizando-se em perfil e quantificando-se a escavação glaucomatosa do nervo óptico.

Decisivo no diagnóstico e acompanhamento das doenças de mácula (buraco de mácula, degeneração macular, c. serosa central, retinopatia diabética, membrana neovascular, etc) e em várias outras doenças de retina.

Orbscan

Importado da Alemanha, este aparelho foi o primeiro e é o mais utilizado na atualidade para diagnosticar as condições da córnea dos pacientes que pretendem fazer cirurgia à laser para a correção da miopia, astigmatismo ou hipermetropia, tornando-se ainda mais importante na moderna cirurgia personalizada. Esta nova cirurgia, utiliza um aparelho – “Zywave” que captura uma “impressão digital” do olho humano, necessitando para isto de um sistema preciso como o Orbscan. Este sistema, em conjunto com o aberrômetro do córnea permite um planejamento cirúrgico que é exclusividade em Brasília, adicionando-se a isto o tratamento com o laser Bausch & Lomb Z100.

Os topógrafos convencionais, chamados de topógrafos de superfície, só fornecem a análise bi dimensional da córnea, ou seja, mostram apenas a sua superfície central e a anterior. Agora, com este equipamento, é possível realizarmos uma tomografia da córnea, examinando-a toda a superfície anterior e posterior da córnea em cortes tridimensionais.