Você pode fazer o tratamento de correção visual a laser com tecnologia de última geração.

Com os avanços da tecnologia a laser na oftalmologia nos últimos anos a cirurgia de correção visual  a Laser passou a ser altamente segura e eficaz. Dispomos do VISX STAR 4 IR, Laser de última geração para correção de miopia até 8 graus, hipermetropia e astigmatismo até 5 graus. Devido aos mais recentes avanços a correção a Laser passou a ser personalizada, feita sob medida para córnea de cada paciente, essa correção corrige não só o grau mais, corrige também, as imperfeições da córnea de cada paciente, melhorando assim as aberrações visuais e a visão noturna dos pacientes, existem duas técnicas para aplicar o Laser:

  • A técnica de PRK: que permite a aplicação do Laser direto na córnea, sem cortes;
  • A técnica Lasik: é feito um flap ,onde é levantado um fino tecido corneano, levanta-se esse flap e se aplica o laser.

A escolha da técnica a ser utilizada deve ser conversada com cada paciente ,levando em conta os hábitos de vida de cada um,por exemplo a técnica Lasik não deve ser feita em pessoas que praticam artes marciais e sofrem constantes traumas na face.

Cirurgias Refrativas

Para fins de cobertura da cirurgia refrativa (PRK ou LASIK), o beneficiário deve apresentar graus:

  • de miopia entre -5,0 a -10,0 com ou sem astigmatismo associado com grau de até -4,0;
  • hipermetropia com limite de ametropia de 6,0 graus e astigmatismo até o o grau máximo de 4,0;
  • o beneficiário deve ser maior de 18 anos e ter grau estável há pelo menos 1 ano.

Porquê a cirurgia é exclusiva?

Baseado em um exame tridimensional, que contêm todas as informações como a pessoa enxerga, o cirurgião planeja um tratamento de correção visual específico. Uma tecnologia de reconhecimento da íris permite que o laser molde a córnea do paciente de acordo com o planejamento inicial, observando suas necessidades e esculpindo-a delicadamente.

Quais os benefícios da Cirurgia a Laser?

  • Ter melhor aparência, maior independência e novas oportunidades de trabalho;
  • Praticar esportes com liberdade;
  • Ficar mais livre para exercer obrigações cotidianas ligadas ao uso de óculos e lentes de contato;
  • Ter melhor confiança e auto estima;
  • Poder dedicar-se ao trabalho e atividades de lazer sem se preocupar com a visão.

Quais as indicações da cirurgia a laser?

A Cirurgia a Laser é indicada em pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo que têm desejo de diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato.

Quais as contra-indicações da cirurgia a laser?

  • Doenças oculares, entre elas o ceratocone, e infecções oculares em atividade. Na consulta pré-operatória, serão realizados exames detalhados específicos para verificar a possível presença de doenças oculares que possam contra indicar a cirurgia;
  • Doenças sistêmicas, como doenças do colágeno, doenças autoimunes, e imunodeficiências.
  • A Cirurgia a Laser não pode ser feita em mulheres grávidas ou amamentando.

A cirurgia pode ser feita em qualquer pessoa?

A Cirurgia a Laser é indicada em pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo que têm desejo de diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato. Além disso, ter mais de 18 anos, ter grau dos óculos ou lente de contato estável por um ano, não estar grávida, nem amamentando. Dentre outras especificações previamente avaliadas.

A cirurgia refrativa dói?

Não. São utilizadas apenas gotas de colírio anestésico, que são eficientes para eliminar a dor no ato operatório.

De que maneira o Laser atua no olho?

Na miopia o Excimer Laser é aplicado na área central da córnea, retirando tecido para que haja diminuição na curvatura corneana. Na hipermetropia, realiza-se retirada de tecido na periferia da córnea, aumentando sua curvatura.

No astigmatismo, o tratamento é realizado aplanando ou encurvando a córnea em um determinado eixo.
Um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e, controlado por computador, pode retirar camadas de tecido corneano com precisão microscópica.

Quantos dias antes da consulta devem ser suspensos o uso das lentes de contato?

Para usuários de lentes de contato gelatinosas, recomenda-se ficar no mínimo 2 dias sem colocá-las antes da consulta pré-operatória. As pessoas que usam lentes de contato rígidas devem suspender seu uso no mínimo 5 dias antes da consulta.
Em alguns casos, é necessário suspender o uso das lentes de contato por tempo mais prolongado, caso seja detectada alguma alteração na topografia corneana.

Qual é o preço da Cirurgia a Laser?

Pessoas de todos os níveis de renda podem fazer a cirurgia. Além do preço menor, atualmente é possível parcelar o pagamento ou pagar através de cartão de crédito.

Faça o cálculo de quanto será gasto em óculos ou lentes de contato nos próximos anos, e você verá que o preço da Cirurgia a Laser, em médio prazo, é menor do que o preço gasto em óculos ou lentes.
Para solicitar informações sobre o preço atualmente praticado, marque uma consulta com os nossos especialistas. Teremos a maior satisfação em atendê-lo.

Usando óculos multifocais, bifocais ou óculos para longe e também para perto, eu posso operar?

Sim. A maioria das pessoas necessita usar óculos para leitura após os 40 anos de idade, devido à diminuição da elasticidade do cristalino que ocorre à medida que envelhecemos, chamada presbiopia. Nesta faixa etária, quando o paciente utiliza óculos para longe e também para perto, óculos multifocais, ou bifocais, a Cirurgia a Laser pode ser programada de duas maneiras: uma opção é corrigir a visão para longe, sendo necessário apenas óculos para leitura de perto. Outra opção para esta faixa etária é a chamada Monovisão, que permite visão satisfatória tanto para longe quanto para perto. Estas opções serão discutidas na consulta pré-operatória, caso você utilize correção para visão de longe e também de perto, sendo possível fazer um teste para saber qual a melhor opção para seu caso.

O que acontece se eu mexer meus olhos durante a Cirurgia a Laser?

A tecnologia utilizada pela Cirurgia a Laser tem medidas de segurança para aumentar a precisão do procedimento. Durante a aplicação do Excimer Laser utilizado,  o feixe de laser acompanha todos os movimentos que o olho possa realizar guiado por um dispositivo chamado Eye Tracker. Caso o olho se movimente, o Eye Tracker detecta com alta velocidade e precisão este movimento e redireciona o laser para o novo local para onde o olho se movimentou. O cirurgião acompanha e supervisiona o funcionamento do Eye Tracker através de um microscópio cirúrgico, e pode parar a cirurgia por alguns instantes, para em seguida reinicia-la, sem comprometer o sucesso da cirurgia.

Quem pode se submeter a cirurgia refrativa a laser?

O Excimer Laser pode ser utilizado, em geral, para correção de até 13 graus de miopia, 7 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo. Estes valores podem variar de paciente para paciente, já que dependem também de outros fatores, como a espessura e a curvatura da córnea. Córneas muito finas, muito curvas ou com curvatura muito baixa não podem ser operadas. Nos casos em que o paciente tenha um grau maior do que o acima citado, em curvaturas extremas ou córneas muito finas, pode-se utilizar outras técnicas cirúrgicas para correção da visão.Todos estes dados são avaliados pelo oftalmologista durante a consulta pré-operatória.

Quanto tempo após a cirurgia pode-se voltar às atividades normais?

Pacientes sentem-se aptos a exercer atividades normais no dia seguinte à cirurgia na grande maioria dos casos. Os primeiros 2 a 3 dias após a cirurgia são os que necessitam mais atenção. Pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia. Atividades físicas sem contato, por exemplo, academias, podem ser iniciadas no dia seguinte à cirurgia.

O que é normal sentir após a Cirurgia a Laser?

Um pequeno desconforto ou sensação de olho seco pode ocorrer, e é facilmente aliviada com uso de colírios. Quase todos os pacientes têm fotofobia (sensibilidade à luz) somente no dia da cirurgia. As luzes à noite podem apresentar um brilho exacerbado (ofuscamento) durante alguns dias ou, eventualmente, algumas semanas. É raro que estes sintomas persistam por mais de alguns meses, ou seja, na grande maioria dos pacientes, estes sintomas aparecem no dia da cirurgia e depois desaparecem progressivamente.

A cirurgia a Laser tem riscos?

A Cirurgia a Laser, quando realizada sob condições ideais, apresenta mínimos riscos de complicações em relação aos benefícios que pode proporcionar. Como em todo procedimento cirúrgico, os riscos existem. A complicação mais frequente que pode ocorrer é haver resíduo do grau tratado, ou seja, a hiper ou a hipocorreção. Na maioria das vezes é possível o retratamento dos pequenos graus residuais após alguns meses, caso seja necessário.

Enfim, a maioria das complicações que ocorrem pode ser tratada e resolvida e não resulta em interferência na visão.

Se eu fui operado com bisturi de diamante há alguns anos e estou precisando usar óculos novamente, é possível fazer o retoque através da Cirurgia a Laser?

Sim. A técnica que utilizava bisturi de diamante para corrigir a miopia, chamada ceratotomia radial, não é mais utilizada, pois proporcionava resultados pouco previsíveis. Muitos pacientes que foram operados no passado através desta técnica, apresentam hiper ou hipocorreções. O tratamento destas hiper e hipcorreções pode ser realizado através da Cirurgia a Laser em grande parte dos casos. É necessária uma consulta médica para avaliação individualizada de cada caso.

Os resultados da cirurgia são permanentes?

Sim. Normalmente a correção é total e estável. Porém, pode ser necessária correção para perto em indivíduos que tenham sido operados e com 40-45 anos apresentem dificuldade de leitura para perto. Isto ocorre em pessoas operadas ou não.

Como posso saber que o Excimer Laser que meu médico usa é de boa qualidade?

Existem várias marcas de Excimer Laser aprovadas para uso nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. Os Excimer Lasers mais utilizados na América do Norte e Europa são: Bausch & Lomb, VISX e LADAR VISION-Autonomus. Não basta apenas ser de uma boa marca, o Excimer Laser não deve ser muito antigo.Verifique se o laser que seu médico utiliza já é capaz de utilizar a tecnologia de Wavefront, o que é um sinal de que ele é realmente um equipamento de tecnologia de ponta. Caso você queira saber se o aparelho utilizado pelo seu médico é autorizado para uso nos Estados Unidos, faça uma consulta ao web site do F.D.A. (Food and Drug Administration), órgão responsável pelo controle do uso do Excimer Laser nos Estados Unidos.

Como posso saber se meu médico tem treinamento adequado para realizar a Cirurgia a Laser?

Procure informar-se em qual Instituição seu médico fez curso de Especialização em Cirurgia Refrativa, se ele é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, e se tem Título de Especialista em Oftalmologia registrado no Conselho Regional de Medicina. O bom cirurgião é aquele que teve treinamento adequado, e tem acesso a instalações modernas e equipadas para a realização da cirurgia, ou seja, a qualidade do Excimer Laser e do centro cirúrgico influenciam muito no resultado da cirurgia.

Como ocorre o processo cirúrgico da cirurgia refrativa a laser?

  • O paciente permanece no Centro Cirúrgico por, aproximadamente, 20 minutos, embora o processo cirúrgico ocorra em apenas alguns minutos;
  • O paciente recebe um vestuário especial (avental, gorro e propé) e o coloca sobre a própria roupa;
  • É feita uma limpeza completa no rosto, pálpebras e olhos, conforme assepsia exigida para a cirurgia;
  • O paciente entra na sala de Excimer Laser e é devidamente identificado diante do médico cirurgião;
  • O médico insere os dados do paciente no sistema e calcula a potência exata do laser;
  • O paciente é orientado pelo médico quanto à posição correta em frente do equipamento e o ponto (luz vermelha) em que deve fixar o olhar. O paciente permanece imóvel durante o processo, que é indolor e é feito em poucos segundos;
  • O mesmo processo será realizado, imediatamente, no outro olho;
  • Imediatamente após a cirurgia o paciente, acompanhado pela enfermeira, deixa o Centro Cirúrgico;
  • A enfermeira coloca no paciente o oclusor (protetor transparente), que será retirado pelo médico no dia seguinte, ou óculos escuros para ser utilizado no dia seguinte da cirurgia;
  • O paciente retira o vestuário especial e é levado à recepção, onde receberá as informações referentes aos cuidados pós-operatórios e às datas para as avaliações da cirurgia;
  • Se você tem alguma dúvida ou deseja nos consultar para a realização de uma possível cirurgia refrativa, nos procure, será uma honra atender você.

Quais os cuidados pré-operatórios para cirurgia refrativa a laser?

  • Suspender o uso de lentes de contato durante a semana que antecede a cirurgia;
  • Fazer exames pré-operatórios no mínimo 3 dias antes da cirurgia;
  • Suspender o consumo de bebida alcoólica no dia anterior à cirurgia;
  • Usar o colírio recomendado pelo médico os 3 dias que antecedem a cirurgia;
  • Alimentação normal, de preferência leve.

No dia da cirurgia:

  • Não usar nenhuma espécie de creme facial – inclusive creme de barbear – maquiagem, perfume, desodorante perfumado ou qualquer outro produto que contenha álcool ou perfume;
  • Repetir a higienização facial da noite anterior (com água morna e sabonete neutro);
  • Como a temperatura do Centro Cirúrgico é baixa, é importante trazer agasalho, mas que não solte pelos;
  • Tomar café da manhã conforme a rotina diária;
  • É recomendável vir com um acompanhante e é necessário que outra pessoa dirija para você após a cirurgia;

Avaliação Cirúrgica

  • No dia seguinte à cirurgia, o paciente retorna ao Clínica de Olhos para que o médico retire o oclusor e avalie o resultado da cirurgia, que envolve exame oftalmológico, análise das observações do paciente e avaliação da acuidade visual;
  • O paciente é orientado quanto ao período de utilização de medicamentos e do protetor para dormir.

Quais os cuidados pós-operatórios?

  • Ao chegar em casa, tomar analgésico, conforme orientação médica;
  • Se possível, dormir o resto do dia ou manter os olhos levemente fechados, pois isso irá colaborar para a cicatrização da superfície corneana;
  • Não dormir sobre o(s) olho(s) operado(s).
  • Não coçar os olhos, nem apertar as pálpebras contra eles;
  • Após as primeiras horas de cirurgia, os olhos poderão lacrimejar, a visão poderá ficar embaçada, dando a sensação da presença de areia nos olhos;
  • Os cuidados pós-operatórios são essenciais para a recuperação do paciente, que deverá respeitá-los conforme o período determinado pelo médico.

Recomendações

  • Respeitar a orientação médica, quanto às atividades permitidas e prazo de liberação;
  • Usar óculos escuros quando o sol estiver forte;
  • Diante de qualquer sintoma estranho, entrar, imediatamente, em contato com o seu médico;
  • Evitar ar condicionado, praia e piscina, práticas esportivas (principalmente coletivas), ambientes poluídos onde há poeira, fuligem, etc., uso de maquiagem e carregar animais domésticos;
  • Ver televisão com o protetor, mas a visão, provavelmente, estará embaçada;
  • Não testar a visão, alternando os olhos, porque, automaticamente, ao abrir um dos olhos, o outro será forçado de maneira inadequada;
  • Nos primeiros dias após a cirurgia, sua visão será embaçada. Você observará uma melhora gradual no decorrer de alguns dias ou semanas e a visão deverá voltar ao normal, permitindo realizar suas atividades, sem maiores transtornos;
  • Comparecer aos retornos e consultas previamente agendadas, para que o médico possa avaliar a estabilização e a resposta ao tratamento.

Qual a diferencia entre a Standardt e Personalizada?

Standardt

  • Um cartão faz 30 olhos;
  • Correção não é personalizada e leva em conta só o grau do paciente;
  • Visão fica igual a do óculos.

Personalizada

  • Um Cartão para cada olhos;
  • Com Identificação de Íris;
  • A correção leva em conta a anatomia da córnea do paciente;
  • Corrige o grau e imperfeição da córnea;
  • Visão fica melhor que no óculos.

A Cirurgia Refrativa Personalizada por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos. O laser pode ser usado em várias partes do olho e tem ajudado a tratar diversas doenças oculares. A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea, aquoso, cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração. Veja a seguir quais são os erros de refração existentes:

Como faço para me submeter à cirurgia refrativa personalizada no  Clínica de Olhos?

Obter informações mais detalhadas sobre o seu defeito refrativo, os benefícios, limitações e riscos da cirurgia, é o primeiro passo rumo à independência visual. Isto pode ser obtido marcando uma consulta com um de nossos especialistas no Departamento de Cirurgia Refrativa  pelo telefone (92) 3584-4454 / 3584-4230 ou pelo email contato@clinicadeolhosmanaus.com.br

ENTRAR EM CONTATO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Cidade

Estado

Telefone (obrigatório)

Tipo de Comentário

Sua mensagem (obrigatório)