Cirurgia correção olhos laser

Cirurgia Correção Olhos Laser

Com os avanços da tecnologia a laser na oftalmologia nos últimos anos a cirurgia de correção de olhos a Laser passou a ser altamente segura e eficaz. Dispomos do VISX STAR 4 IR, Laser de última geração para correção de miopia até 9 graus, hipermetropia e astigmatismo até 5 graus. Devido aos mais recentes avanços a correção a Laser passou a ser personalizada, essa correção corrige não só o grau mais, corrige também, as imperfeições da córnea de cada paciente, melhorando assim as aberrações visuais e a visão noturna dos pacientes.

Para ser candidato à cirurgia a laser, você precisa ter as seguintes condições:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter grau dos óculos ou lente de contato estável (pequenas variações não contraindicam a cirurgia);
  • Não ter doença ocular ou sistêmica que contraindique a cirurgia;
  • Em caso de gestação ou amamentação, recomendamos adiar o procedimento;
  • Não ter doenças oculares, principalmente às da córnea (tais como ceratocone).

Conheça as duas técnicas para Correção Visual a Laser:

O PRK (PhotoRefractive Keratectomy = ceratectomia fotorrefrativa)

É uma técnica de cirurgia refrativa que consiste na utilização do Excimer Laser para moldar, tornear a córnea. Ele é capaz de torná-la mais plana ou mais curva, de forma a alterar o seu ponto focal, corrigindo o erro refrativo (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

No PRK, a mudança na curvatura da córnea pode ser obtida através da aplicação direta do LASER na sua superfície, sem a criação de um flap (como é feito no LASIK).

Lasik convencional

É realizado um finíssimo corte na córnea (Flap) com uma lâmina acoplada a um aparelho chamado Microcerátomo. O corte tem, aproximadamante, 120 micra de espessura (1/5 da espessura da córnea).

Após o corte, o flap é levantado para aplicação do laser que irá corrigir o grau. Após a aplicação do laser, o flap é novamente colocado no seu lugar de origem.

O grande risco desse procedimento está relacionado ao flap, pois alguns pacientes coçam ou esfregam o olho no pós-operatório e isso pode fazê-lo sair do lugar antes da cicatrização. Caso isso ocorra, pode ser necessário novo procedimento.

Aparelhos disponíveis na Clínica de Olhos que permitem a realização da Correção Visual a Laser com maior precisão.

VISX STAR 4 IR, Laser de ultima geração para correção de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

TOMOGRAFIA DE CÓRNEA, Exame detalhado da anatomia da Córnea.

WAVEFRONT, Tecnologia Avançada para fazer a Correção Visual Personalizada, sob medida para cada paciente.

A cirurgia personalizada com frente de onda: Wavefront

O aparelho permite verificar as aberrações ocorridas quando a luz atinge os olhos. O equipamento determina com alta precisão a correção a ser realizada pelo laser (cerca de 25 vezes maior). Cada paciente tem um tratamento personalizado corrigindo as pequenas alterações presentes em sua visão, tornando a córnea opticamente perfeita. Há uma grande melhora no resultado de contraste e visão noturna. O tratamento é calculado e transferido diretamente ao Laser Visx Star S4 IR.

A  Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa estima que para 50% dos candidatos é indicada a cirurgia personalizada. O especialista explica que o método corrige, além do vício de refração, imperfeições da superfície corneana que nascemos com elas ou crescem conforme envelhecemos. Independente do método, ele explica que a correção cirúrgica só é indicada para maiores de 18 anos, com boa espessura de córnea, grau estável por pelo menos um ano e que não tenham doenças oculares como distrofias corneanas, glaucoma, catarata ou olho seco. Além disso, ressalta, durante a gravidez ocorrem mudanças temporárias nos vícios de refração decorrentes da maior retenção de água pelo organismo e a cirurgia é contra-indicada neste período.

Os melhores resultados cirúrgicos são obtidos para 10 graus de miopia e 5 graus de astigmatismo e hipermetropia. Isso porque, esclarece, depois de horas de trabalho escolar, quem tem hipermetropia sente maior dificuldade de foco causada pelo cansaço da musculatura ciliar, o que leva à sonolência, falta de atenção e leitura confusa. Já o míope, apesar da maior facilidade de leitura, tem dificuldade para praticar esporte, dirigir, paquerar, acompanhar aulas, palestras e filmes.

Vantagens da Cirurgia Personalizada

  • A cirurgia personalizada difere-se da tradicional pelo sistema que faz o diagnóstico, assim como o posterior tratamento a laser.
  • O sistema de análise de frente de ondas possui um tomógrafo de córnea associado a um aberrômetro, permitindo que o paciente seja analisado quanto ao nível de aberrações de alta ordem.
  • Estudos mostram a obtenção de uma córnea com a mais perfeita superfície óptica, 98% dos pacientes apresentam visão de 20/20 isto é, de 100% de visão e 70% dos mesmos ultrapassam este padrão.
  • Outra grande vantagem é a melhora da visão noturna que ocorre mesmo em pacientes usuários de óculos e lentes de contato.
  • Estudos mostram que os pacientes ficam 8 vezes mais satisfeitos com a sua visão noturna no pós-operatório.
cirurgia-correcao-olhos-laser

Resultado de um estudo das vantagens da correção personalizada:

Um estudo conduzido por Queiroz Neto com 1,25 mil pacientes, sendo 754 mulheres e 496 homens, com idade entre 20 e 48 anos, mostra que 6 em cada 10 pessoas que não enxergam bem preferiam estar bem longe dos óculos. Por falta de informação 16% dos entrevistados têm medo de fazer a cirurgia. Dr Queiroz Neto da Sociedade Brasileira de Oftalmologia afirma que este temor não se justifica porque os exames pré-cirúrgicos estão cada vez mais precisos e tornam a operação bastante previsível e segura. Como em qualquer outro procedimento ha riscos , mas são poucos e corrigíveis o mais comum, comenta, é a hipocorreção (quando sobra grau) e a hipercorreção (quando a correção é acima do ideal), problemas que acontecem quando o grau não está estabilizado ou se o paciente não seguir as orientações medicas. Para quem passou dos 40 e tem presbiopia ou vista cansada, o procedimento libera dos óculos de leitura 6 em cada 10 hipermétropes e 95% dos que tem miopia ou astigmatismo.o medico orienta a escolher laser novo,de ultima geração, que aumenta a precisão dos resultados, exigir do medico fazer exames no pré operatório e checar se seu medico pertence a Sociedade de Cirurgia Refrativa, finaliza.

ENTRAR EM CONTATO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Cidade

Estado

Telefone (obrigatório)

Tipo de Comentário

Sua mensagem (obrigatório)