O que é Pterígio? (Carne Crescida)

O pterígio (do grego pterygion, “asinha”) caracteriza-se por massa fibrovascular, triangular e elevada, crescendo a partir da conjuntiva em direção à córnea.  Localiza-se principalmente na área interpalpebral, no setor nasal, e mais raramente no setor temporal.

Como Prevenir?

Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolverem pterígio. Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB).

Pessoas que andam de moto, ou mesmo de carro, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável.

Sintomas

  • Olho vermelho;
  • Ardencia;
  • Sensação de areia nos olhos;

Tratamento

O tratamento inicial deve ser clínico, orientando-se o paciente a proteger seus olhos da luz solar com óculos escuros e lubrificantes oculares para evitar ressecamento. Se ocorrer inflamação e edema deve-se usar colírio com vasoconstritores para prevenir elevação do tecido e formação de defeito do filme lacrimal na área subjacente.

A intervenção cirúrgica está indicada por motivo cosmético ou funcional quando a progressão do pterígio coloca em risco a visão ou quando causa desconfortos frequentes como:

  • Olho vermelho;
  • Ardencia;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Se nenhuma destas indicações existe, é melhor tratar o pterígio clinicamente, já que a recorrência após a cirurgia é frequente principalmente se o paciente continuar se expondo ao sol e se não usar óculos de sol.

Atualmente, a técnica cirúrgica que apresenta uma das menores taxas de recidiva é através do transplante livre de conjuntiva. Após a excisão do pterígio, retira-se da região superior do mesmo olho um retalho de conjuntiva justalimbar e transporta-se para a área onde o pterígio foi ressecado.

ENTRAR EM CONTATO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Cidade

Estado

Telefone (obrigatório)

Tipo de Comentário

Sua mensagem (obrigatório)